Update do Hugo

Atualizado: Jan 24

Boa tarde, amigos!


Como vimos na semana passada, produzimos cópias em cera de fundição da nossa peça matriz (impressa em 3D) a partir dos moldes em silicone. Essas peças em cera foram então enviadas à fábrica de fundição para a produção dos moldes em metal.


Na atualização dessa semana, enquanto aguardamos a produção na fábrica, vou explicar um pouco sobre o processo de confecção dos moldes em metal. Esse processo é conhecido na indústria por ELETRODEPOSIÇÃO DE METAIS A FRIO.


O processo se inicia com uma aplicação de verniz cromático sobre as peças em cera. As peças são então mergulhada junto à placas de cobre em um tanque contendo uma solução ionizada de sulfato de níquel.

Nessa solução iônica é aplicada uma corrente elétrica contínua. A eletricidade é usada para induzir o processo de deposição das placas de cobre em partículas, que se aglutinam sobre as peças em cera cromada através da troca de elétrons [ELETRÓLISE]. Esse processo é conhecido pela Química como REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO.

Várias camadas de partículas de cobre são aplicadas sobre as peças ao longo do processo, até a formação de uma casca espessa de metal sobre cada peça.


Após o processo de ELETRODEPOSIÇÃO DE METAIS A FRIO ser concluído, as peças são finalmente retiradas do tanque. Em seguida, são aquecidas à alta temperatura até o derretimento e escoamento completo da cera de fundição. O que temos ao final desse processo são cavidades de metal contendo a forma negativa de nossas peças. Essas cavidades irão compor o nosso JOGO DE MOLDE, que serão usados para reproduzir as cópias em plástico vinil dos nossos dinossauros :D


Fiquem ligados para mais atualizações semanais do nosso projeto!

51 visualizações
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco

Realidade Oculta, Hidden Reality, Dino Hazard © & ® 2015-2020 por Tito Aureliano.

Arte por Márcio L. Castro, Hugo Cafasso, Aline M. Ghilardi. Animação por Johnny Mingau.

Redesign de logo por Hugo Cafasso. Todos os direitos reservados.